Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

EVACUAÇÃO


O QUE É 

E COMO FUNCIONA


EVACUAÇÃO




O aparelho digestivo é composto, basicamente, pela boca, esofago, estomago, intestino delgado e intestino grosso. Ele é responsável pela ingestão e processamento dos alimentos. Tais alimentos, após serem ingeridos, começam a percorrer um longo caminho pelo aparelho digestivo, para que as substâncias nutritivas sejam processadas, separadas e absorvidas pelo organismo. O processo de absorção se dá, sobretudo, no intestino delgado, onde as vitaminas, sais minerais, proteínas, carboidratos e gorduras são passadas ao sangue, para que o mesmo leve até às células todas estas substâncias. Após o uso dos alimentos, tudo aquilo que não é aproveitado pelo corpo será eliminado, formando, assim, as fezes que serão eliminadas pelo intestino grosso, que corresponde a parte final do intestino.
Para que todas estas substâncias percorram todas as partes do aparelho digestivo, são necessários os movimentos peristálticos, presentes ao longo de todo o aparelho.
O reto, corresponde a parte final do intestino grosso e é local onde as fezes se acumulam. Para que estas permaneçam retidas no reto, existe o esfincter do intestino, chamado de ânus, que por ser um músculo tem o poder de contração e relaxamento. Quando relaxado, o ânus se abre, quando contraído, permanece fechado. As fezes, ao se acumularem, provocarão uma sensação de intestino cheio que através de nervos e posteriormente da medula, partirão em direção ao cérebro. Chegando lá, a sensação de intestino cheio será sentida e, caso a pessoa queira esvaziá-lo, mandará um comando de esvaziamento, que também será conduzido através da medula e nervos até chegar à parte final do intestino grosso, fazendo com que os movimentos peristálticos aumentem e o esfincter, ou seja, o ânus relaxe, afim de expulsar as fezes do reto. Caso a pessoa não queira evacuar neste momento, o comando será para reter as fezes, fazendo com que o ânus permaneça fechado e que não haja o aumento dos movimentos peristáltico .




Fezes humanas são material restante após a digestão e absorção dos alimentos pelo tubo digestivo dos seres humanos. Geralmente têm aspecto castanho-parda e pastoso, porém pode aparecer nas mais variadas formas, tamanhos e cores.1 São impróprias para o consumo humano, a despeito das questões sanitárias associadas à prática da coprofagia por alguns indivíduos.

Nos seres humanos o alimento pode levar cerca de nove horas para transitar no organismo e chegar como uma massa uniforme ao intestino grosso, onde permanece por cerca de três dias. Nesse período parte da água (10 a 12 litros) e sais é absorvida, para que na região final do cólon a massa fecal se solidifique, transformando-se então nas fezes.



NOMES POPULARES DAS FEZES 
HUMANAS :

1) Cocô
2) Bosta
3) Merda
4) Produto
5) Excremento
6) Ouro de Tolo
7) Caca






Nenhum comentário:

Postar um comentário